
O NEA
A arbitragem hoje é o principal mecanismo de resolução de conflitos comerciais e empresariais no Brasil e no mundo. Apesar da consolidação desse mecanismo no eixo Sul e Sudeste do Brasil, reflexos da promulgação da lei de arbitragem em 1996 e do reconhecimento de sua constitucionalidade em 2001, o forte mercado comercial do Norte ainda precisa de incentivos para que também se insira, cada vez mais, neste método de resolução de conflitos.
O NEA nasce neste contexto como instituição cuja função principal é promover a arbitragem e consolidar a comunidade que a circunda. Para isso busca criar um mercado tecnicamente sólido e confiável, além de ser um mecanismo imparcial e desvinculado de qualquer universidade, sociedade empresária, escritório ou qualquer outra instituição do mercado empresarial.
Atuando em três grandes frentes – assessoramento técnico de equipes de competição, promoção de eventos relacionados arbitragem e ADR e produção acadêmica – o núcleo busca o amadurecimento e ampliação dessa comunidade, com a consequente consolidação de um mercado para que todos possam colher os frutos no futuro.
Nos primeiros passos da promoção da arbitragem na Região Norte, a academia foi o primeiro solo fértil a acolhê-la. Agora, com consolidação cada vez maior do estudo da arbitragem nas universidades do Norte do país, buscamos ampliar as instituições que participam desse diálogo, ampliando o escopo de nossa atuação e buscando cada vez mais incluir novos atores que fortaleçam o mercado de arbitragem nortista.
Por ser uma comunidade com valência acadêmica, ainda temos muito espaço para os mais diversos diálogos e reflexões. E por sermos uma comunidade ainda jovem, temos um imaginário aberto para o amadurecimento de diversos tipos de discursos e projetos. É uma comunidade que carrega a pureza e o vigor da juventude, mas também sua vitalidade para desbravar novos horizontes.
O Norte para arbitragem já era um local, mas hoje também é uma ideia e um ideal.
CHADS, Felipe Azeredo. Fundador do NEA.
MISSÃO
O Norte é terreno fértil para a Arbitragem.
Por acreditar nisso, trabalhamos para que os métodos privados de resolução de disputas legais se estabeleçam e cresçam na Região Norte, dando segurança ao setor empresarial já tão consolidado da região. O desenvolvimento da cultura da negociação e arbitragem são aspectos essenciais da estilística da advocacia moderna.
valores
INOVAÇÃO
Buscamos sempre novas formas de promover a arbitragem no Norte, fomos pioneiros na realização de eventos locais e na busca de produção acadêmica focada em arbitragem, assim como orientamos grupos de estudantes que procuram participar de competições de arbitragem
COMPROMISSO
Estamos sempre na vanguarda dos projetos voltados à Arbitragem no Norte, tendo realizado o maior evento local na área: o I Congresso Norte de Arbitragem, bem como inúmeros outros eventos, presenciais e virtuais, e a organização da VII Regional Norte de Arbitragem no ano de 2020.
EXCELÊNCIA
Em tudo que fazemos, sabemos que não basta tentar, precisamos apresentar resultado e concretizar nosso objetivo maior: desenvolvimento da Arbitragem no Norte do país.
ÉTICA
Somos regidos por um Código de Conduta que disciplina os atos dos associados, do Conselho Gestor e da Diretoria Executiva como membros da instituição.
Gestão atual
Diretoria Executiva
Conselho Gestor

Laís Vasconcellos
Conselheira
.jpeg)
Maria Eduarda Oka

Emanueli Araújo
Conselheira

Eloah Scantebulry
Diretora Executiva

Ágatha Bitar
Vice - Diretora Executiva
Conselheira
FALE CONOSCO
AGUARDAMOS SEU CONTATO
FAÇA PARTE
Caso você tenha interesse no projeto, entre em contato conosco.
